sábado, janeiro 28, 2006

O meu nome e... (Parte II)

Bom Dia... O meu nome é... Frustrado x86!
è engraçado, mesmo engraçado. Se há pessoas que se põe a comparar tamanhos com os carros, há outras, que.. se põe a comparar tamanhos, mas com computadores!
Ora, como é sabido, isto é da maior relatividade que existe, porque nunca depende do factor "motor", mas sim de um conjunto de coisas que trabalham... com o "motor"
Ora... eu farto das tretas do Sr Bill Gates, dos erros e dos sucessivos Service packs, d'um sistema lento e que ao fim de 1 ano, implora pra ser formatado, decidi não comprar + nada que diga "microsoft".
Ok, vou ser honesto! só comprei uma vez, e nem soube, pq quando comprei a nehemiah, nem sabia que tava a pagar a licença do Win98SE. Foi a minha primeira vez!!! :D ... mas também a última.

Ou se calhar não. Se calhar estou apenas a procurar por uma justificação, para ter tido a curiosidade suficiente em ter comprado um sistema alternativo. Mas... para meu espanto... hoje em dia não considero curiosidade... vou ser honesto... com a quantidade de coisas que já ouvi... com aquilo que tenho que aturar diariamente... e modéstia á parte, eu diria CORAGEM! Sim! isto é uma história de coragem...
epá, por amor á coisa mais sagrada que vocês lá têm, vão-se lá foder! o que é que me interessa se o vosso pentium não sei das quantas é + rápido, ou tem isto ou tem aquilo, e mais não sei o quê? e que podem fazer o upgrade X ou upgrade Y sem se preocuparem se é compatível com o sistema que têm?

Epá, morram lá felizes com isso! Chegou as horas dos Strikes!!? Bora!
estava eu muito bem a estudar Aplicacionais para a Ciência e Engenharia, algo que envolve programação em MatLab de alguns algorítmos, quando o meu amigo sérgio se vira pra mim, na maior das convicções:
"HaHaHA o meu faz isso a cagar, e mais rápido que o teu!"
devo confessar que ao ínicio nem queria entrar numa de picanço... até pq era um Pentium 4 HT, 3.2GHz, bus a 800... epá... whatever! só pelos GHz, é o dobro do meu!
não lhe respondi!
"Ah, tás com medo?"
Epá, pronto, vou-te satisfazer a vontade! toma lá o código! vamos lá comparar, se isso te faz feliz... era um código qualquer pra calcular o gráfico 3D de uma função, etc... nerd talk, não interessa!
eu demorei 3segs a menos... não é muito.. mas mesmo assim:

Strike one! Out...

Terminou ali o mito!... pensava eu!

mas NÂO! o raio do animal, não contente com a febra que comeu, ainda tinha apetite pra outra!
"Ah, então agora vais correr aqui um algoritmo que eu fiz pra calcular todos os numeros primos em 1.000.000 de números!"
Epá... que raio... pronto! Seja! Manda vir!

IntelPentium4: 32,8 segs
Power PC G4: 3,2 segs

Strike two! Out...!

Arrumou! ficou ali! morreu! *PuF* Nem houve strike three! Nada! e Ainda bem! porra... eu não optei por isto pra andar a competir com ninguém! Ah, mas esperem, houve strike three!
Veio dias depois o meu amigo Luis duvidar do pequeno benchmark que fizémos... Dei-lhe exactamente o mesmo código...
*PIMBA*
Centrino 1.6: 26,0segs
PowerPC G4: 3,2segs

Strike three! Out...!

epá, ponham na cabeça! eu não me importo que isto não seja um cpu rápido, eu não me importo que não possa jogar (pra isso, existe a Psx) eu não me importo que vocês possam instalar TODA A MERDA que corra em x86! a sério que não! eu só queria uma estação de trabalho portátil! nada mais! Quero isto prá UNIV, pra simulações matemáticas, relatórios, etc! (e uma LanZada de vez em quando ;)
Se isto vos tornou o chão fixo que vocês tinham em areias movediças por causa do desempenho, sim, claro que fico contente! Alias, é uma arquitectura bem + antiga, e ainda dá cartas! e só vos faz ver que o que mais se comercializa e se conhece, nem sempre é o melhor que há! Mas, acho que vocês são apenas vítimas de propaganda e Marketing...

Mas ainda não termino por aqui... Passo-me totalmente quando me vêm criticar "Ah falta isto aí, falta isto ali" EPÀ...
È suposto ser SIMPLES! eficaz! não cheio de pirosices que até dá pra configurar a cor, tamanho, tipo, posição, gradiente, hifenação, espaçamento, parágrafos... *G*... só de enunciar dá-me tonturas...
é simples, eficaz e funciona! isso pra mim, basta!
E depois: Ah, devias ter esperado pelos MacIntel!
Epá, não! isso é a 1ª release de um produto novo, e que ainda ninguém sabe como se comporta ou se a diferença é assim TÂO significativa... E eu não gosto de coisas mais ou menos! gosto de coisas que são!
e isto, foi a última revisão ao PowerBook, não há + optimizado que isto para este processador/arquitectura... por isso, não me interessa se é não é um DualCore blá blá blá..
Mas... a cereja no topo do bolo é criticarem... e criticarem... e criticarem mais ainda... e depois, vaguearem pela net á procura de um programazito que faça exactamente o mesmo no deles... Epá... pronto... agora, termino eu aqui o meu devaneio...


O truque é:
Se comprares Apple, rodeia-te de pessoas que odeiem o ser diferente! Isso dar-te-há ainda mais convicção e certezas que fizeste a opção correcta! :)

Tkx

2 comentários:

Anónimo disse...

Posta ai o codigo. Aqui a uns tempos corri um codigo em um celeron core de p4 e aquilo demorava tipo 1.2 segundos, e num itanium xpto todo artilhado demorava 45.

Depois recompilei aquilo com o compilador da intel que sabe as tretas dos alinhamentos da cache e mais nao sei o que que e tal e coisa..... e o itanium passu para os 0.4 e o celeron para os 1.2

Anónimo disse...

eu nao acredito q alguem deixou um comentario destes lol é mmo engraçado=)